Ajuda em dinheiro para estudantes do PROUNI

A maioria das pessoas que fazem curso superior precisam trabalhar para se manter e ajudar a família, principalmente os alunos que entraram através do PROUNI e que muitas vezes são originários de famílias de baixa renda, que não tem condições de arcar com os custos de material didático, condução e alimentação dos alunos.
Alguns cursos ainda exigem que o aluno estude em período integral, Que varia de 6 a 8 horas  de aula por dia no período diurno, o que muitas vezes atrapalha alguns alunos de trabalharem.

Bolsa permanência :

Por causa disso muitas vezes o aluno não consegue se manter no curso e acaba desistindo de seus estudos para trabalhar.
Por isso o MEC criou a Bolsa de Permanência do PROUNI, que oferece uma ajuda de Custo a alunos do PROUNI.




Essa ajuda de custo concedida pela bolsa de permanência á um valor de R$ 300,00 depositados mensalmente na conta corrente do aluno, que pode utilizar o valor como achar melhor, para custear seus materiais didáticos, transporte, alimentação, gastos necessários com o curso e etc.


Quem pode pedir:

Para pedir a bolsa de permanência do PROUNI é preciso que o aluno tenha conseguido uma bolsa de 100%   em faculdade particular através do PROUNI, além disso o curso escolhido precisa ser inteiramente presencial e as aulas devem ser em período integral ou semi-integral  com no minimo 6 horas ao dia e o curso precisa durar mais que 6 semestres (3 anos).
Para pedir a bolsa de permanência do PROUNI é necessário passar por um processo seletivo que acontece todos os meses no primeiro dia do mês.
Este processo seletivo  leva em consideração o calculo da carga horaria do curso e o orçamento disponível do MEC.



Quanto tempo dura o auxilio:

Quem conseguir a bolsa de permanência tem direito a ela em quanto durar o curso e em quanto tiver estudando com a bolsa do PROUNI e só perde a bolsa de permanência caso perca a bolsa integral do PROUNI, mude para um curso que não seja presencial ou não seja integral, caso use o dinheiro recebido da bolsa de permanência para cobrir outros gastos que não tenham relação com os estudos ou se ficar constatado que apresentou informações falsa no ato de inscrição no PROUNI.
Os que forem contemplados com a bolsa de permanência precisam abrir uma conta corrente na caixa econômica federal ou no banco do Brasil, essa conta não pode ser de outra pessoa nem ser conjunta com ninguém.

Como receber  o auxilio:

Após abrir a conta, basta levar o RG, CPF e o comprovante com os dados da conta  até a coordenação do PROUNI na faculdade onde estuda e eles vão cadastrar no sistema do PROUNI e te dar um termo de concessão da bolsa para assinar.
Para se cadastrar no processo seletivo para receber a bolsa permanência é preciso se informar junto a coordenação do PROUNI em sua faculdade , lá eles poderão te dar todas as informações sobre os procedimentos adotados.
Caso tenha alguma duvida ou queira saber mais informações acesse 
http://prouniportal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125&Itemid=141




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação