A Informação Que você Precisa

Como trabalhar como corretor de imóveis

Muita gente tem vontade de se tornar corretor de imóveis porque ouviu falar que neste ramo se ganha muito dinheiro e se tem tempo livre ou jornada de trabalho flexível.
Essa informação é verdadeira até certo ponto pois o corretor de imóvel geralmente é um profissional autônomo que pode aguardar em casa por clientes ou telefonemas para reuniões com a equipe, mas o corretor de imóveis precisa estar sempre de prontidão  pois muitas vezes vai ter de se adaptar ao horário disponível de seus clientes que muitas vezes incluí o fim de semana, o corretor dificilmente vai ter um domingo em família ,  além disso seu celular deve estar sempre ligado e ele sempre disposto a atender os clientes e aprender novas estratégias.
Outra coisa que o candidato a corretor de imóveis precisa entender é que não se vende um imóvel todo mês, embora os ganhos sejam realmente bons, é preciso aprender a  ajustar o orçamento para os períodos mais difíceis.
As comissões sobre cada imóvel vendido geralmente é de 6% do valor total de venda, que é dividido entre a imobiliária, o profissional responsável pela captação dos imóveis e com o corretor.




O corretor ainda é responsável por seus gastos  que incluem combustível do carro , manutenção, custos com o celular e  alimentação e geralmente não recebem ajuda de custo.
O corretor de imóveis pode trabalhar em empresas imobiliárias, cartórios de registro de imóveis, leilões de imóveis, consórcios imobiliários e empresas de loteamento e planejamento imobiliário.
 Entre as atividades de um corretor imobiliário estão a organização de compra, permuta, locação, incorporação e venda de imóveis, reunião e organização de papeis a serem usados em negociações,  intermediação das negociações do imóvel, verificar registros e construção do imóvel , apresentar os imóveis a visitação publica.
O corretor de imóveis precisa ser uma pessoa disposta a se esforçar, a sempre atender  bem, aptidão e o gosto por vendas, possuir carisma, bom humor, raciocínio espacial aguçado, paciência e aptidão para relacionar-se com o público, dedicação, argumentação e capacidade de convencimento, boa aparência e manter-se bem informado e principalmente trabalhar muito para alcançar seus objetivos.

O que é preciso para ser corretor de imóveis

O corretor de imóveis precisa estar cadastrado no CRECI ( conselho regional de corretores de imóveis) e para isso é preciso fazer um curso técnico em transações imobiliárias ( TTI) que pode ser feito de maneira presencial ou a distancia, é preciso consultar  o site do CRECI de seu estado para saber se a escola ou curso escolhido é aprovado e indicado pelo CRECI. No caso da escolha do curso a distancia, a pessoa estuda em casa e precisa ir a escola para realizar as provas, são 19 provas ao todo, caso seja reprovado em alguma delas, é preciso realiza-las novamente, mas não é preciso realizar todas.
Além de curso técnico também  existe curso superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias ou gestão de negócios imobiliários.
No curso técnico você aprende amontar e gerir uma imobiliária, a construir e redigir  documentos e fichas técnicas, estratégias de marketing imobiliário, técnicas de venda e negociação de imóveis, comunicação empresarial e mercadológica, legislação e responsabilidades legais de um corretor de imóveis.
Para fazer o curso técnico de transações imobiliárias é preciso ser maior de 18 anos e ter ensino médio completo ou estar cursando o ensino médio.
Ao se inscrever , as escolas vão exigir  RG ou RNE ( neste caso somente esses documentos de identificação são aceitos, CNH, carteira de classe e demais documentos não são aceitos) além de titulo de eleitor e comprovante da ultima eleição e cópia simples, CPF e cópia, certidão de nascimento ou casamento e cópia, reservista para homens e cópia, comprovante de endereço e cópia, histórico escolar atualizado ou declaração de conclusão de ensino médio atualizado e cópia.
Nem todo curso exige estagio, mas em alguns casos é preciso cumprir horas de estagio para conclusão de curso, neste caso é preciso requerer ao CRECI o registro de estagio, esse requerimento pode ser feito através da internet, no site do CRECI de seu estado, que deverá ser totalmente preenchido e depois protocolado com todos os documentos exigidos e pagar as taxas necessárias.
Neste período de estágio ( geralmente 3 meses) o aluno terá de arcar com os próprios custos.
 Após concluir o curso e o estagio e obter  o diploma é preciso entrar com o pedido  de inscrição definitiva no CRECI, isso também pode ser feito no site do CRECI , preenchendo corretamente todos os dados, protocolando no CRECI e pagando as taxas exigidas.
 Após dar entrada no pedido, o candidato tem 15 dias para realizar todos os procedimentos.
O registro no CRECI exige  pagamento de taxa anual.


0 comentários:

Siga-nos

Facebook

Adicione no Google Plus