Conseguir vaga que sobrou do Prouni

Se você  perdeu o prazo para se inscrever no Prouni ou não conseguiu uma vaga no curso que desejava, veja como conseguir  uma das vagas não preenchidas neste texto.

Todo ano o Prouni da uma segunda oportunidade para quem deseja estudar, colocando a disposição as vagas não preenchidas  do programa.
 São vagas remanescentes que foram destinadas a participantes que, ou foram contemplados com bolsa de estudos em sua primeira opção para o Prouni, ou o candidato que a obteve não conseguiu comprovar suas informações, ou ainda, conseguiram vagas em universidades publicas através do Sisu e abriram mão da bolsa do Prouni.





Quem pode concorrer:

 Podem concorrer a estas vagas, quaisquer pessoas que tenham renda familiar bruta de até um salário minimo e meio por pessoa para quem deseja concorrer a  bolsa integral. Quem deseja concorrer  a uma bolsa de 50% deve ter renda familiar de no máximo 3 salários por pessoa. Para calcular a renda per capta da família, some  a renda de todos os membros  e divida pelo numero de pessoas, considere apenas as pessoas que moram com você.
Além da renda, o candidato precisa ter estudado o ensino médio completo em escola publica ou em escola particular com na condição de bolsista integral, sendo a bolsa concedida pela própria escola.





bolsista prouni


 Também é preciso  que tenha prestado o Enem ao menos 1 vez após 2010, com nota superior a 450 e maior que 0 na redação.
Pessoas com deficiência podem concorrer a bolsas do Prouni mesmo que não se enquadre na renda estabelecida, o mesmo vale para professores da educação básica da rede publica que integre o quadro permanente da instituição de ensino publica, neste caso desde que o curso escolhido seja de licenciatura.
Professores da rede publica, não precisam ter realizado o Enem, basta informar que é professor.

Diferenças da seleção inicial do Prouni:

A principal diferença aqui é que podem concorrer a estas vagas mesmo pessoas que já estão cursando uma faculdade, inclusive no próprio curso e universidade em que já esta matriculado, desde que existam vagas neste curso.
 Também ha uma diferença quanto a data de inicio das aulas, pois muitas instituições já iniciaram o semestre letivo quando as vagas são disponibilizadas. Se já tiverem decorrido um grande numero de aulas quando a bolsa for  concedida, é possivel pedir a instituição de ensino um termo de concessão de bolsa válido para o próximo semestre e iniciar os estudos junto com uma nova turma no próximo período.

Como se inscrever para uma das bolsas remanescentes do Prouni:

Da mesma forma que a primeira inscrição do Prouni, é preciso acessar ao endereço

http://siteprouni.mec.gov.br.

E se cadastrar no site, no caso de ser o primeiro acesso, se já tiver utilizado o sistema uma outra vez, apenas faça login com se CPF e senha.
Ao realizar o cadastro, você informa seu CPF e data de nasciment e a partir destes dados o sistema consegue encontrar seu cadastro no Enem, e já trás suas notas.
 No caso de Professores da rede Publica é preciso informar a condição de professor no momento do cadastro pois para este não é necessário ter realizado o Enem.

logo prouni

Após a ativação do cadastro, escolha o curso para o qual quer concorrer, é possivel mudar de opção durante o processo de seleção, porém pense bem antes de fazer isso, pois a vaga do primeiro curso escolhido volta a ser disponibilizada quando você a troca por outro, e se você se arrepender podem não haver mais vagas na primeira opção.
 Ao concluir sua candidatura para uma opção de curso sua bolsa e automaticamente reservada.
 basta então imprimir o comprovante de inscrição e procurar a instituição de ensino em até 2 dias uteis a a partir do momento da inscrição com documentos para a comprovação das informações prestadas.

Seleção para estas vagas:

Após receber o candidato os documentos necessários para comprovar as informações por este prestadas, a instituição de ensino tem o dia útil seguinte para registrar a aprovação ou reprovação do candidato para a bolsa concorrida.
 Se o candidato não comparecer ou por algum motivo  não conseguir confirmar as informações prestadas, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para outro candidato interessado.
 o resultado pode ser verificado pelo candidato em sua conta no site do Prouni.

Comprovar as informações:

 Ao finalizar a sua inscrição e imprimir o comprovante de inscrição, vá o quanto antes a instituição de ensino escolhida e apresente documentos que comprovem as informações prestadas.
  • Leve original e cópia de seus RG, CPF e comprovante de residência de até 3 meses antes. (contas de água, energia elétrica, gás, contrato de aluguel, carnê de IPTU ou declaração de endereço registrada em cartório).
  • Cópia simples e original dos RGs e CPFs de seus familiares.
  • Leve sua carteira de trabalho com cópias da pagina de identificação e do seu registro atual ou de  sua demissão caso esteja desempregado.
  • Cópias das paginas de identificação e dos  registros atuais ou demissões dos membros de sua família (residentes na mesma casa) que sejam trabalhadores contratados ou estejam desempregados.
  • Caso seja autônomo, faça uma declaração registrada em cartório de sua renda mensal (a mesma coisa caso tenha parentes que trabalhem por conta ou caso tenha familiares que não possuem nenhuma renda).
  • Se for possível, imprima no site da receita federal, as declarações de importo de renda ou certidão de isentos  sua e de seus familiares do ano anterior.
  • Caso haja pensionistas ou aposentados entre seus familiares, os extratos bancários da conta  do beneficio servem como comprovantes de renda.
  • Histórico escolar  do ensino médio, ou declaração de conclusão ou publicação da conclusão no diário oficial.
  • Para professores é preciso apresentar, além dos documentos pessoais (RG, CPF...) o comprovante de efetivo exercício do magistério na educação básica integrando o quadro permanente da instituição.
  • Deficientes físicos precisam apresentar, além do documento oficiais (RG, CPF...)  um laudo médico atestando grau e especie da deficiência e que contenha CId do  problema de saúde.
A instituição de ensino pode pedir outros documentos, como o candidato das bolsas remanescentes tem apenas 2 dias para providenciar a documentação após finalizar sua inscrição para a vaga, aconselhamos reuni-los antes de realizar a inscrição e ir imediatamente após a inscrição para a instituição de ensino, pois se forem necessários outros documentos, você ainda terá tempo de apresenta-los.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo