Cobrança de conta que já foi paga

Você pagou suas contas mas recebeu uma carta de cobrança? Essa pode ser uma situação bastante constrangedora que pode gerar mal estar e te deixar preocupado, principalmente se você esta planejando adquirir  um bem como um carro ou financiar uma casa e precisa que seu nome esteja limpo.
Em toda compra feita através de boleto bancário, principalmente em caso de parcelamento, você deve guardar os recibos pois caso receba uma carta de cobrança tem como reclamar. As vezes acontece das contas e faturas não serem entregues  por problemas no correio e nem percebemos que pulamos um mês.
 Mas caso receba cobranças realmente indevidas, o que fazer?

Serviços: Se a carta de cobrança vem de serviços essenciais, localize a conta do mês referente a cobrança e ligue para o numero de sac escrito na conta com esta em mãos, isso porque se você não localizara conta,  anote o nome do atendente, data e protocolo, guarde estas informações junto com a conta paga, você precisara delas caso a cobrança não seja retirada.








Cartão de crédito:

Em caso de utilizar cartão de crédito, você deve guardar todas as notas de consumo com o cartão, pois caso apareça na fatura alguma cobrança que você não reconheça, você deve ligar para a operadora do cartão e pedir o estorno que deve vir na próxima fatura.
Caso receba cobrança referente a uma fatura que já foi paga, assim como em cobrança de contas essenciais, ligue no numero de sac localizado na fatura com esta em nãos e anote numero de protocolo, hora e data do atendimento e nome do atendente. Se a cobrança não for retirada ou chegar a suja seu nome mesmo com a conta paga, você pode recorrer a justiça e neste caso muitas vezes cabe indenização.





Nunca comprou e esta sendo cobrado:

A coisa fica um pouco mais complicada quando a cobrança recebida é de uma empresa da qual você nunca foi cliente ou se foi, a conta foi paga a muito tempo e você não voltou a fazer negócio com eles.
Seu primeiro impulso com certeza vai ser querer ir ao Procon, mas tenha calma. Se a cobrança vier de uma empresa, entre em contato com esta primeiro dizendo que não reconhece a divida, se a divida não for retirada ou se seu nome não for  retirado do SPC ai sim você  deve recorrer a órgão de proteção ao consumidor. A inclusão de seu nome  no SPC e SERASA indevidamente você pode recorrer a justiça pedindo indenização no juizado especial civil por danos materiais e em alguns casos morais também.. Caso pague uma cobrança indevida, a empresa deve devolver o valor em dobro.
Se você receber um carta de protesto deve ir ao cartório que emitiu a intimação para que este analise a cobrança.




Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Modelo de contrato de locação