Como mudar a categoria da carta de motorista

Se você deseja mudar a categoria de sua habilitação, leia o texto abaixo, é bastante simples. Quem esta tirando a habilitação ou já tirou e precisa mudar a categoria para outros tipos de veiculo ou para trabalhar dirigindo profissionalmente sempre fica com algumas duvidas sobre  como ocorre essa mudança de categoria. Para começar a entender o que é necessário para  mudar a categoria da CNH é preciso entender para que serve cada categoria.

Categoria A:

A categoria A só permite a pessoa a conduzir motos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores ( mobiletes, motos elétricas e outros veículos com menos de 50 cilindradas).




Categoria B:

Já a categoria B  só permite a pessoa a dirigir veículos com até 3.500 Kg de peso total e que possa carregar até 8 passageiros fora o motorista.





Categoria C:

A categoria C permite a uma pessoa dirigir veículos de carga com mais de 3.500 KG de peso total, este peso inclui a capacidade total de carga. Além dos veículos permitidos  para a categoria B.

Categoria D:

A categoria D permite que o motorista dirija veículos com  capacidade para mais de 8 passageiros tirando o motorista. além dos veículos permitidos as categorias B e C.

Categoria E:

A categoria E, além de permitir ao motorista dirigir veículos permitidos as categorias B, C e D também permite dirigir veículos com  unidades acopladas, como reboque, semirreboque, trailer,  carretas articuladas, veículos que tenham mais de 6.000 kg de peso bruto total, que a lotação seja superior a 8 lugares de passageiros, tirando o motorista ou os chamados veículos casa, como trailers.





O que é preciso para mudar de categoria na CNH:

De A para B :

 Quem  tem carta categoria B não pode dirigir moto, se quiser fazer isso precisa incluir a categoria A.
Para incluir a nova categoria o motorista deve ir até uma autoescola (não precisa ser a mesma em que tirou a primeira carta) será preciso fazer o exame médico novamente (o psicotécnico não é obrigatório) e fazer as aulas praticas de carro e depois fazer o exame pratico de carro, se passar a categoria B será inclusa em sua CNH.

De B para C:

Já para mudar da categoria B para a C é preciso que a pessoa esteja habilitada a pelo menos 1 ano ( da primeira habilitação e não da habilitação definitiva) é necessário também que o motorista tenha mais de 21 anos e que a CNH esteja regular, não suspensa nem cassada, também é preciso que não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias pelos últimos 12 meses.
Além disso é preciso pedir a inclusão de categoria no município onde sua CNH esteja registrado, mas se você se mudou de cidade, será preciso fazer a transferência da CNH antes de  fazer a inclusão de categoria.

 Para D:

Para se habilitar na categoria D é preciso estar habilitado a 2 anos da categoria B ou a pelo menos 1 na categoria C, ser maior de 21 anos, estar com a CNH dentro da validade e em situação regular ( não suspensa e nem caçada) não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
Além disso será preciso passar por curso especializado e por treinamento de prática veicular de risco e ser aprovado, e realizar novo exame médico que comprove que tem condições físicas para dirigir.
A CNH precisa estar registrada no município onde for feito o pedido de mudança de categoria.

 Para E:

Para se habilitar na categoria E é preciso estar habilitado a um ano na categoria D (caso tenha conseguido a categoria D diretamente da categoria B) ou a qualquer momento se tiver conseguido a categoria D diretamente da categoria C, também é preciso ser maior de 21 anos, não pode ter cometido nenhuma infração gravíssima ou grave nos últimos 12 meses e nem ser reincidente  em infrações médias.
Também é preciso que a CNH esteja em situação regular e dentro do prazo de validade e que esteja registrada no município onde for feito o pedido de mudança de categoria.
Além disso é preciso passar por curso especializado e em treinamento pratico em situação de risco e ser aprovado e passar novamente por exames médicos que comprovem que o motorista esta fisicamente apto para dirigir .
Você pode solicitar a mudança de categoria próxima ao vencimento de sua CNH, mas se ela for considerada vencida antes do fim do processo de mudança de categoria você pode perder todo o processo realizado até então.

Como solicitar a mudança de CNH:

Para pedir a mudança de categoria da CNH, acesse o site:

 http://www.detran.sp.gov.br

 E clique na opção Agendamento do menu de serviços eletrônicos e escolha adição ou mudança de categoria, preencha o cadastro com seus dados pessoais e com o endereço, escolha a data hora e unidade de atendimento e imprima ou anote o protocolo de atendimento gerado após o preenchimento deste pré cadastro.

Vá a unidade escolhida na data e hora marcados (a tolerância é de 10 minutos mas é melhor que se chegue ao menos 15 minutos antes) com o protocolo, o RG (ou outro documento de identificação) cópia e original de sua CNH, original e cópia de um comprovante de endereço emitido até 3 meses antes (contas de água, luz, gás, telefone, carne de IPTU, carne de condomínio etc.) que deve estar no nome  do interessado na mudança de categoria ou de cônjuge, pais, irmãos ou filhos, mas levando um documento original e cópia que comprove parentesco.

Lá você vai ser indicado a uma clinica onde fazer o exame médico e depois você pode procurar um CFC ou uma autoescola para pegar as aulas praticas se necessário ou realizar os procedimentos necessários.
Você pode retirar seus novo CNH  no próprio detran ou pagar para recebe-lo em casa via Sedex.

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer o Cartão Da Centauro

Como fazer o Cartão Casas Bahia

Como Financiar carro com nome sujo