Em quanto tempo posso pegar seguro desemprego novamente

Ser demitido pode significar um grande abalo no modo de vida e na situação financeira e para que o trabalhador não passe por necessidades ou deixe de cumprir com seus compromissos existe o seguro desemprego.

Quem pode pegar seguro desemprego
O seguro desemprego é um direito do trabalhador que trabalhou com carteira assinada por mais de 18 meses em seu 1º pedido, mais de 12 meses em seu segundo pedido e  mais de 6 meses a partir de seu terceiro pedido, e foi demitido sem justa causa ou de forma indireta (quando o empregado pede judicialmente seu desligamento de empresa alegando que o patrão não tem cumprido seus deveres) e foi criado para suprir suas necessidades e de sua família no período em que ele busca um novo emprego.

Obrigações de quem quer pegar um seguro desemprego.
Mas existem regras para quem deseja pegar o seguro desemprego, uma delas é que o trabalhador não pode recusar ofertas de emprego que estejam de acordo com suas qualificações, função e salario anteriores.
Até algum tempo atrás, essa regra não era muito observada, já que era difícil para o ministério de trabalho fiscalizar. Muitas pessoas acabavam rejeitando trabalhos para receber todas as parcelas do seguro desemprego ou pedindo para ficar sem registro até o final do seguro desemprego.
Mas agora esta um pouco mais complicado já que a solicitação do seguro desemprego é feita através de portais ou centros unificados para trabalhadores e agora, assim que se faz o pedido de seguro desemprego você entra para um cadastro em busca de vagas. Se houverem vagas interessantes para seu perfil você já pode ser encaminhado para uma entrevista, se não houverem vagas seu telefone fica disponível para quando surgirem vagas semelhantes a seu perfil. Você recebe o seguro desemprego até  ser recolocado no mercado de trabalho. 
Mas se você recusar 3 ofertas de emprego que lhe forem feitas pelo portal ou centro de trabalhadores seu seguro desemprego é bloqueado automaticamente, então você deve comparecer as entrevistas e processos seletivos que lhe forem oferecidos pelo portal do trabalhador.


NOVAS REGRAS DO SEGURO DESEMPREGO.





Você só pode recusar uma vaga se o salario oferecido estiver a baixo do que você recebia em seu emprego anterior ou se estiver em meio a um curso de requalificação profissional.

Em quanto tempo pode pedir seguro desemprego
Outra preocupação de muitos trabalhadores é quanto tempo pode pegar seguro desemprego novamente, por exemplo se você for demitido, pegar todas as parcelas do seguro desemprego e voltar a trabalhar mas for demitido 6 meses depois, será que pode pegar seguro desemprego novamente?
A resposta é não, se você for demitido sem justa causa e pedir o seguro desemprego só poderá voltar a pegar o seguro desemprego após 1 ano e 6 meses da data em que deu entrada no primeiro seguro desemprego.
Caso esteja recebendo o seguro desemprego quando encontrar um emprego e ainda restarem parcelas deste, você pode retoma-las caso fique desempregado novamente em até 16 meses ( 1 ano e 4 meses) passando este período não é possivel recuperar as parcelas faltantes, devendo pedir u novo seguro desemprego se houver essa possibilidade .
Mas se você sair de um emprego diretamente a outro sem pegar o seguro desemprego mas as coisas acabarem não dando certo por algum motivo e você acabar sendo demitido sem justa causa antes de completar os 6 meses exigidos para requerimento do seguro desemprego então poderá pedir o seguro desemprego porque os tempos de serviço neste caso se somam.