como comprar carro em consórcio

Muita gente tem muita vontade de ter um carro melhor ou comprar o primeiro carro zero. Mas dificilmente alguém tem condição de comprar um veiculo a vista, por isso a solução muitas vezes é fazer um financiamento de carro ou comprar um carro por consórcio,.
  Pra quem não tem pressa em ter o carro em mãos logo ou  pode esperar um pouco pelo veiculo dos sonhos, comprar um carro por consórcio pode ser uma ótima opção, principalmente porque as taxas de juros são quase a metade das taxas cobradas em financiamento. A diferença pode chegar a 15 mil reais no valor final em uma carta de crédito de 30 mil reais.
Consórcios   possibilitam a compra  de um bem que pode ser um veiculo ou imóvel sem que se tenha o dinheiro todo ou mesmo o valor de entrada do bem, ainda existe a possibilidade de ser contemplado nos primeiros meses do consocio e receber logo a carta de crédito  e terminar de pagar já aproveitando seu carro, se tiver  algum valor para dar de lance também é valido pois o valor do lance abate as parcelas finais, mesmo que não seja contemplado.

Como escolher o consórcio:

 Porém é preciso ficar atento a alguns detalhes, por exemplo procurar as taxas de administração mais baixas, já que cada administradora é livre para fixar uma taxa de administração, a porcentagem a mais do valor da carta de crédito, vale a pena procurar em varias administradoras por uma que atenda suas necessidades e tenha taxas de administração que valham a pena para não encarecer o produto final.
Também é importante checar se existem outras taxas além da taxa de administração. 
Ao fazer o consorcio de carro as administradoras podem incluir uma taxa de juros que serve como reserva para cobrir  possíveis inadimplências, essas taxas tem que ser somadas ao valor total que será pago pela carta de crédito, assim você não corre o risco de pagar muito além do planejado.

Como comprar carro com nome sujo


Cuidados para comprar um carro




Verifique a financeira:

Uma das principais medidas a serem tomadas antes de fechar negócio em uma cota de consorcio de carro é verificar se a financeira ou administradora do consorcio tem autorização para fornecer este tipo de serviço.
Esse é um cuidado essencial para não ter dor de cabeça ou prejuízo mais tarde. Para isso basta pesquisar junto ao banco central pois apenas empresas com autorização do banco central podem vender cotas de consorcio. 
Para pesquisar se a empresa tem ou não autorização basta entrar no site do banco central, se a empresa tiver autorização para vender consórcio, mesmo que ela venha a abrir falência o cliente não perde seu dinheiro e vai receber seu veiculo.

Pense em você:

Por ultimo é muito importante analisar se realmente vale a pena para você adquirir um carro através de consórcio pois existe o risco de você só ser contemplado no fim do pagamento e talvez seja muito tempo para esperar por seu carro, mas se seu objetivo é poupar dinheiro, também existe a possibilidade de resgatar o valor em carta de crédito e depois em dinheiro para ser usado no fim que você desejar.
Além disso muitas financeiras  fazem analise de crédito, não no momento da adesão mas sim quando o cliente é contemplado, por isso é importante que se houver alguma pendência em seu crédito, que seja resolvida antes de sua contemplação e que você tenha em mãos a documentação adequada para as comprovações exigidas pela financeira.
Se em sua condição, um carro já usado é o que cabe melhor, procure uma financeira que faça consórcio de veículos, mesmo usados, que podem ser bem mais baratos e quando você for contemplado, pode usar o crédito que sobrar para abater parcelas ou se já estiverem quitadas, pode receber algum dinheiro de volta.

Assista ao vídeo para entender melhor sobre as diferenças entre financiamento e consórcio, para poder decidir melhor.