Como parar de beber.

Uma das principais razões de muitas vidas e famílias serem destruídas é o alcoolismo. O uso excessivo do álcool além de provocar problemas físicos também pode levar o individuo a perder muito de sua auto estima e até mesmo capacidade motora além de muitas vezes alterar a percepção do individuo sobre o mundo, incapacitando muitas vezes.
Se livrar do vicio da bebida não é tarefa fácil, e na maioria das vezes o individuo que deseja deixar o alcoolismo não tem força para fazer isso sozinho, nesses momentos os grupos de apoio podem ser de uma grande ajuda pois além de dar força ao alcoólatra para deixar seu vicio ainda mostra que ele e sua família não são os únicos nessa luta.
O primeiro passo pra quem deseja deixar o alcoolismo é reconhecer que tem um problema e precisa de ajuda. Um dos maiores sinais de que o beber da pessoal não é mais o chamado  socialmente, é quando a pessoa  precisa beber com frequência para lidar com suas preocupações ou frustrações. Quando o individuo ou a família percebe que este diz que precisa de uma dose para pensar é bom ficar atento. Quando o individuo assume que precisa de ajuda, ele não resiste mais a essa ajuda ou tratamento. é indicado que procure um medico e apoio psicológico.
Dos grupos de apoio a pessoas que desejam deixar o alcoolismo um dos mais conhecidos são o Alcoólicos Anônimos. Que pode ser encontrado em todo o Brasil e tem grande significação no mundo. que ajuda seus membros a se livrarem do vicio usando um programa de 12 passos que se resumem a admitir o vicio, acreditar numa força superior e se entregar a vontade dessa força, fazer um exame moral em si mesmo e desta maneira descobrir as causas do vicio, reparar os danos causados a outros e entender que alcoolismo é uma doença e que o individuo alcoólatra é doente e não pode nem mesmo conviver com uma dose ou um gole só pois isso já seria o suficiente para estragar todo o esforço.




O apoio da família e muito importante nesse momento pois as pessoas que lutam contra um vicio precisam ter um por quem fazer isso e dificilmente alguém consegue fazer algo por si mesmo. As pessoas que iniciam a caminhada contra o vicio devem evitar  frequentar ambientes com facilidade  e incentivo de bebidas.
O mais importante  de tudo é ter paciência com os dependentes em recuperação, dar apoio, força, não deixar que desanimem, não deixar que larguem o tratamento mesmo que seja preciso acompanha-los nas reuniões. Mostrar que existem pessoas que o amam e apoiam afinal o processo pode ser difícil mas vai valer a pena para todos.
Neste endereço você pode encontrar o endereço dos grupos do AA espalhados no Brasil
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/sobre-aa/sobre-as-reunioes/grupos-de-aa.html

Que Deus te abençoe e ajude no processo de cura.