Quando se pode trocar um produto

É muito comum se dar conta de que um produto não é exatamente o que você queia ou não corresponde ao que você imaginava só depois de efetuar a compra nesses casos também é comum que o consumidor tenha problemas na hora da troca e passe por dificuldades para ter seu dinheiro de volta e devolver o produto, nessa hora você tem que conhecer seus direitos para poder exigir que sejam respeitados pela loja.
Defeito de fabrica
Caso você perceba que um produto apresenta algum defeito,  você tem 30 dias para bens não duráveis e até 90 para bens duráveis para reclamar,
Se você só percebe o defeito depois de algum tempo, entende-se que ele estava oculto, nesse caso você tem até 30 dias para reclamar a partir da data em que percebeu o defeito.
Aloja tem até 30 dias para resolver o problema ou consertar o produto, caso isso não aconteça  dentro do prazo estipulado você pode pedir seu dinheiro de volta ou trocar o produto por outro.
Em caso de compras feitas por internet, catálogos ou qualquer meio em que o consumidor não tenha contato físico com o produto o consumidor tem até 7 dias para trocar ou devolver o produto sem apresentar nenhum motivo para isso.

Não cumprimento da propaganda 
Se um produto for anunciado mas na hora de fechar o contrato o produto vendido foi outro ou os valores não conferem com o anunciado o consumidor tem direito a exigir que o anuncio seja cumprido, aceitar produto ou serviço semelhante pelo mesmo valor anunciado ou rescindir o contrato e ter a quantia já paga devolvida com correção.
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Troca de Produtos em promoção
Produtos adquiridos em promoções com redução de custo também podem ser trocados nos prazos de 30 dias para bens não duráveis e 90 para bens duráveis.

Troca de produto de cor ou tamanho diferente do desejado.
Os estabelecimentos comerciais não são obrigados por lei a trocar produtos em perfeita condição se o consumidor se arrependeu ou escolheu o tamanho ou modelo errado do produto, no entanto a maioria das lojas permite a troca dos produtos por cores e tamanhos diferentes. Nesses casos é a loja quem determina o prazo máximo que o consumidor ter para efetuar a troca e também ela quem impõe  as condições como dia da semana para que essa troca seja efetuada.

Troca de produtos usados
Analise bem o produto antes de usa-lo, veja se não existem defeitos aparentes para não perder o direito a troca. Mas se o defeito não é aparente e só  foi percebido após o uso, exemplo se você comprou um calçado que estragou ou soltou a sola no primeiro dia de uso a troca é garantida.

Em todos os casos sempre peça nota fiscal dos produtos que comprar e sempre guarde pois ela será necessária se algum defeito aparecer. Caso seus direitos não sejam respeitados procure ajuda do Procon.