Qual a diferencia dos tipos de dolar

Você já deve ter visto no jornal ou na televisão a respeito das diferentes cotações do dólar, o preço do dólar comercialdólar turismo dólar paralelo difere bastante e você fica na duvida  da função de cada um.
Se pretende fazer uma viagem para o exterior ou comprar pela internet em sites de fora do pais ai fica ainda mais complicado pois você não sabe como calcular o preço em real, qual o valor que você deve converter.
Dólar comercial:
É o tipo de dólar usado em transações internacionais de empresas  de exportação e importação e também é o dólar usado pelo governo em movimentações  financeiras no exterior. As transferências bancarias, sejam elas de entrada ou saída são feitas através das cotações de dólar comercial. É ele também que é usado para equilibrar o valor de mercado da moeda pelo banco central.

Dólar turismo: 
É o dólar usado para pagamento de compras e emissões de passagem aérea no cartão de credito. Segundo as leis brasileiras não pode ser usado como forma de poupança, mas como não existe um limite para o uso do dólar turismo que também é conhecido como cambio flutuante muitas pessoas acabam fazendo uso do dólar turismo para realizar transações mesmo no Brasil.

Dólar paralelo:
É o dólar usado para transações não oficiais, que não deve passar pela supervisão do banco. Existem muitas pessoas que não podem atuar no mercado por algum problema na justiça ou falta de registros e documentos, essas pessoas precisam recorrer a doleiros para movimentar moeda internacional.
Mesmo quem trabalha para empresas internacionais e recebe em dólar como é o caso da maioria dos que trabalham com internet sempre fica na duvida na hora de calcular seus ganhos.

Sugiro que leia:

Como tirar o visto americano

Como trabalhar em cruzeiros



As tabelas para calculo estão disponíveis no endereço http://g1.globo.com/economia/mercados/cotacoes/moedas/ lembre-se sempre que as cotações divulgadas pelo banco central são para instituições financeiras, ou seja, você vai comprar o dólar pelo valor de venda e vender pelo valor de compra. o valor de venda sempre é superior ao de compra.