O que é assedio moral

É cada vez mais comum os trabalhadores que sofrem insultos, situações humilhantes e isolamento no seu ambiente de trabalho, a essa situação se chama Assedio moral.
assedio moral é mais comum quando vem de superiores hierárquicos para subordinados mas também pode acontecer entre colegas na mesma posição hierárquica ou pela equipe ou maior parte dela contra o superior. é quando um trabalhador é exposto a situações humilhantes e degradantes repetidamente  durante o período em que esta trabalhando e geralmente com a intenção de que a vitima abra mão de seu emprego.
Geralmente é praticado por indivíduos Que já estão algum tempo na empresa contra trabalhadores que começam a se destacar. O agressor teme que o outro tome seu lugar, tenha privilégios a mais, assuma cargos de liderança, ou o supere em desempenho e prefere desestabilizar o outro do que tentar se destacar também.
A Maneira mais comum em que é praticado o assedio moral  é dando ao trabalhador tarefas que não pode cumprir ou que não saiba fazer explicando de maneira errada para dificultar ou impedir a tarefa, atribuindo erros ao trabalhador que este não cometeu, exigindo urgência sem necessidade, fazendo criticas ou objeções em publico ao trabalhador, muitas vezes referentes a suas características pessoais (Como tipo físico, sexo, aparência), revistas diante de outros sem justificativa, Proibindo o uso do banheiro, retirando seus instrumentos de trabalho para que ele não possa desempenhar corretamente sua função, sobrecarregando de tarefas, impondo horários absurdos, promovendo o isolamento ou insultando o trabalhador diante de outros e não cumprimentar ou ignorar a presença do mesmo diante de outras pessoas.




Sugiro que leia:

Como conseguir um advogado gratuito

Como consultar processos trabalhistas

O que fazer se for vitima de assedio moral





A vitima de assedio moral no trabalho pode ter vários danos em sua autoestima, se sentir desestabilizado, incapaz de reagir e não são poucos os trabalhadores que abandonam seus empregos e  ficam com danos irreversíveis a sua personalidade, passando a se sentirem incapacitados para conseguirem novas oportunidades, o dano a auto estima pode ser tanto que leve ao suicídio.
 maior parte dos casos de assedio moral acontecem porque os colegas que não estão envolvidos se calam ou ajudam o agressor acreditando que tudo não passa de brincadeira, se você testemunhar um ato de Humilhação no trabalho não compactue com o agressor,  não se cale, é na ideia de brincadeira que a agressão se apoia.