Como usar decimo terceiro salario.

Quando chega o final do ano e com ele o dinheirinho extra das parcelas do decimo terceiro salario é um alivio para muita gente, afinal tem muitas coisas que você ficou namorando o ano todo e agora você pode comprar, porem é preciso usar esse dinheiro extra de forma que não gere dividas que interfiram no seu orçamento no próximo ano.
Não se esqueça das contas de janeiro.
O primeiro mês do ano trás consigo as contas mais pesadas, como o IPTU, O IPVA o licenciamento do veiculo, o material escolar e uniforme das crianças além de alguns outros, se puder guardar uma parte do abono de fim de ano para essas despesas extras, com certeza vai evitar muita dor de cabeça.

Evite compras por impulso.
Já que você tem dinheiro em mão, evite comprar no cartão de credito a prazo para não pagar juros altos depois. Pesquise e aproveite as melhores promoções, se for comprar eletrodomésticos e moveis que planejou a algum tempo, não tenha vergonha de pedir descontos e melhores condições na hora de fechar negocio. Não deixe as compras de natal para o ultimo momento pois os comerciantes aumentam os preços quando o natal se aproxima para terem mais lucros.  As compras das festas também devem ser feitas com cuidado e muita pesquisa para aproveitar as melhores promoções.

Alivie as dividas.
Se tem contas atrasadas não deixe que virem uma bola de neve que vai te perseguir até o proximo ano, cuide de suas dividas ou pelo menos de uma parte delas para começar o ano com o pé direito e o bolso menos apertado.


Guarde o que puder.
Se sua situação está controlada e você não tem contas atrasadas, que tal guardar uma parte da
primeira parcela do décimo terceiro para começar um fundo de emergência na poupança? O ideal é começar com esse dinheiro que não compromete seu orçamento e guardar um pouco todos os meses, assim, no caso de algo desagradável acontecer como você perder o emprego você não fica desesperado e pode manter seu padrão comum até arrumar outro trabalho.