Porque não usar Linux?

Bom se você chegou até aqui com certeza está procurando algo no universo Linux, você pode ser um profissional que ganha a vida mantendo servidores e redes Linux , pode ser um entusiasta que quer estar sempre por dentro das novidades ou você pode ser uma pessoa que está começando a conhecer o mundo open source.

O que é o Linux?
Hoje em dia foi intitulado pelos usuários leigos como Sistema operacional o que não é verdade.O nome Linux  é como se chama o núcleo do Sistema operacional.
O termo mais correto é distribuição Linux, ou seja um Sistema operacional completo e com tudo o que é necessário para uma experiência satisfatória.


Qual é o melhor antivírus para seu computador.



O Linux é mais seguro, existem poucos vírus para Linux, mesmo um usuário mais experiente talvez nunca tenha visto um.
Como a maioria dos vírus para computador são feitos para o Windows o Linux está totalmente protegido, e você nunca terá problemas com programas maliciosos.
Então não é necessário o uso de antivírus, isso mesmo você não precisa usar antivírus, garanto que será uma economia significativa de recursos do computador.

Qual é o melhor programa para desfragmentar seu HD.

O Microsoft Windows usa o sistema de arquivo NTFS Que significa "Nova tecnologia de sistema de arquivos", ele foi lançado no ano de 1993 isso mesmo você vem usado uma tecnologia que talvez tenha nascido muito antes de você.
Claro que essa plataforma de sistema de arquivos recebeu melhorias, mas não foram suficientes e esse é o motivo de seu disco rígido fragmentar e inevitavelmente deixar seu Windows lento.
As distribuições de Linux hoje em dia costumam usar Ext4 um sistema de arquivos que significa "Sistema de arquivos estendido" ele foi lançado em meados do ano de 2008 e recebe atualizações constantes, e o principal a fragmentação dele é quase nula a ponto de ser ignorada.
Sim você não vai precisar de um programa para desfragmentar o seu HD.

Qual o melhor programa para fazer a manutenção do computador?

Existem respeitados programas para se fazer a manutenção do Windows, eles realmente tentam fazer o seu papel e fazem de tudo para otimizar o Windows, eis alguns muito bons no que fazem:
Ccleaner, Auslogics Registry Cleaner, Wise Registry Cleaner, TweakNow RegCleaner entre muito outros.
Eles existem para limpar dados pessoais, limpar o registro do Windows, alterar algumas configurações automaticamente enfim acabam tendo que fazer o que o Windows deveria fazer sozinho.
Mas o Linux não está livre desse problema, existem alguns programas para deixar o Linux mais leve ou mudar as configurações do Linux.
Posso citar o Ubuntu Tweak e o Ailurus mas são totalmente dispensáveis se você adquiriu conhecimentos simples de configurações do sistema operacional.

Qual é o preço do sistema do seu computador?

Existe um mercado para a venda de sistemas operacionais, claro sem eles dificilmente poderíamos operar um computador e esse texto não seria escrito.
E nesse nicho de mercado existe muitas variações de consumidores, Servidores de web precisa de um sistema que dê confiança e estabilidade, uma empresa precisa de um sistema igualmente estável usual e simples de operar, já o usuário final ou seja eu e você temos nossas necessidades.


Se você me perguntar se vale a pena eu posso te dizer que para certas pessoas serve sim, mas pagar esse preço em um sistema operacional em um pais em que o salário mínima não chega aos R$ 1000,00 reais é um absurdo, acredite existem famílias que vivem com menos que isso.
Agora o preço do Linux, bom com raras exceções ele é de graça.

Como faço para instalar os drivers no sistema?

A maioria dos computadores em que o Windows é instalado vem com um cd com os drivers para o funcionamento de áudio, rede, vídeos entre outros componentes.
Esse é um processo relativamente fácil se você tem o cd de instalação em mãos, agora se você perdeu ou o você já comprou seu computador usado vai ter que descobrir quais são os componentes do seu hardware e procurá-los na internet.
Durante a instalação do Linux o seu hardware é detectado automaticamente, raras as exceções de peças de baixa qualidade ou desconhecidas.

Download de sistema crackeado, pirata ou sem licença.

com o alto preço do Windows eu não acho estranho pessoas piratearem o Windows, porém os riscos são muitos, essas versões de Windows pirata que existem na internet, são feitas muito das vezes por pessoas que querem tirar proveito de uma situação, eles montam um cd do Windows já com os drivers genéricos, programas adicionais e até programas antivírus, mas por quê?
Bom eles retiram das funcionalidades do Windows componentes que impedem ataques externos e abrem uma brecha para poder observar e controlar todos que instalaram esse software adulterado.
Enquanto ao Linux recomendo que faça o download diretamente das páginas das distribuições Linux ( Existem vários atalhos ai ao lado).

Tenho que comprar um computador novo?

A tecnologia da informação evolui rapidamente, um computador que executava planilhas, editava fotos, navegava na internet em 2003 dificilmente conseguirá fazer isso hoje em dia, sabe porquê?
Por que os softwares evoluíram e consomem mais recursos do computador.
por exemplo um K6 (Procure no Google o que é) dificilmente editaria fotos satisfatoriamente hoje.
Mas porque isso sim as empresas de software constroem um programa para não ser mais compatível com seu computador, assim você vai ter que se desfazer do antigo e comprar um novo.
Até ai tudo bem, mas como disse antes existem pessoas que não tem condições de comprar um computador novo ou se você tem um pouco de consciência pode doar seu computador antigo.
Existem distribuições Linux próprias para computadores antigos, que oferecem uma usabilidade incrível.



Qual é a melhor distribuição Linux?


Então você quer saber qual é a melhor distribuição Linux não é? Bom posso responder que a melhor distribuição Linux que existe é a que você sabe usar e se adapta melhor.
Posso falar das mais usadas como o Linux Mint, Ubuntu, Fedora, Debian, Slackware, OpenSuse, Super OS, Puppy Linux, Slitaz entre outas.
Agora que conhece um pouco mais sobre o Linux eu te convido a escolher uma distribuição e experimentar, você vai ter toda ajuda que precisar, em caso de dúvidas entre em foruns pesquise na internet ou somente comente neste post.