Como Cuidar do Umbigo do Bebê

Quando um bebê chega é uma alegria, mas também um aprendizado, se você tem ajuda de alguém (sua mãe, uma tia ou irmã mais experiente) é ótimo, mas muitas mulheres começam essa nova fase quase sozinhas, ai vão algumas dicas importantes.

Quando o cordão vai cair?
Não se assuste. entre 10 e 21 dias do nascimento o pedacinho que ficou do cordão umbilical de seu bebê vai secar, ficar preto , isso é normal, depois ele cai e fica uma feridinha que cicatriza por volta de uma semana.

Quais cuidados devo ter enquanto o umbigo não cai?
O umbiguinho de seu bebê, tem que ser mantido limpo e seco para evitar infecções. as bactérias naturais de nossa pele podem causar infecções em recém nascidos.  passe  um cotonete com álcool a 70% ( você encontra em qualquer  farmácia) no umbigo a cada troca de fraudas e deixe secar, não cubra com faixas ou esparadrapos, quando estiver bem sequinho pode esconder com a fralda mas não antes.

lembre-se de sempre lavar suas mãos antes de cuidar de seu bebe. as vezes o umbigo fica sujo de xixi ou cocô do bebe, nesse caso, lave o umbiguinho com sabonete e depois aplique o álcool.

Quando devo ficar preocupada?
Se seu bebê tiver febre, ficar muito quieto ou começar a mamar pouco.
Se o umbigo e a área em volta dele estiverem inchadas e vermelhas.
Se o umbigo ficar inchado e com mau cheiro forte ( um pouco de cheiro desagradável é normal).
Nesses casos procure o médico do seu bebê, ele saberá orienta-la.




 Cuidado com os tratamentos caseiros, não coloque nada sobre o umbigo de seu bebê, esqueça aquela história de colocar moeda pro umbigo ficar pra dentro.